O segundo vestido de noiva vem sendo uma tendência, dando a oportunidade da noiva usar dois lindos vestidos em seu grande dia: o primeiro mais condizente com a seriedade da cerimônia, tão sonhado para o momento do sim. Já o segundo, vem com o objetivo de deixar a noiva mais à vontade para se divertir na recepção, de modo mais informal e mais confortável. Mas, como sempre frisamos, não necessariamente precisa ser assim, não há nada proibido, desde que tenha bom senso. Se você quiser ter 2, 3 vestidos para momentos distintos, um tão glamoroso quanto o outro, viva seu sonho! Estamos aproveitando a época do ano para falar sobre o segundo vestido com o objetivo de ajudá-la a economizar. Nessa época pós ano novo, as lojas entram em promoção, lindos vestidos brancos ficam com preços mais acessíveis, que permitem que você compre seu segundo vestido e guarde essa recordação! Esse mesmo vestido pode ser usado no casamento civil (se você optou por fazer em dias diferentes) e como a segunda opção da festa! Nessa época a oferta de vestidos brancos com bons preços é muito boa, mesmo que você só se case no fim do ano, você pode comprar o seu para aproveitar a oportunidade e guardar para o grande dia.
O modelo não precisa ser necessariamente curto, mas deve conversar com o primeiro modelo. Se o objetivo é conforto, opte por vestidos mais leves, curtos ou longos, mantenha a elegância da ocasião. Você pode usá-lo ainda na sessão fotográfica e pode fazer um Trash the Dress, já que o vestido é seu, não tem a preocupação se a mancha de terra do ensaio fotográfico vai sair, você mesma manda lavar depois sem neuras.
As vantagens de se ter uma outra opção são várias. Você terá um vestido de recordação que pode ser usado no civil, num ensaio fotográfico, no Trash the Dress e na pista de danças do grande dia! Além de tê-lo como recordação para a vida, te dando a possibilidade de criar futuros ensaios fotográficos como comemoração as suas bodas e quem sabe até empresta-lo ou dá-lo a sua filha para que ela o use no cartório ou como desejar em seu casamento!
O segundo vestido pode ainda acrescentar mais referências da sua personalidade ao traje, colocando cores e inserindo detalhes que talvez não fossem tão viáveis para se utilizar em uma cerimônia mais séria.
O segundo vestido te permite uma informalidade para brincar mais com o traje. Além é claro, do conforto de um vestido mais leve e de se ter uma segunda opção de traje em um caso de acidente, como uma mancha de vinho, drinks, chocolate*.
*sim, chocolate. Como alguns casamentos de inverno tem a proposta da cascata de chocolates, por experiência, uma noiva chocólatra literalmente se lambuzou de chocolate, sim também o vestido, e depois de comer vários espetinhos de frutas banhados a chocolates feliz da vida, ela tinha a segunda opção para a troca por nossa orientação = noiva feliz! – pausa para case Unika, rs.
Você pode ainda, a partir do primeiro vestido, criar junto ao seu estilista, um vestido dois, ou até três em um! Com saia e/ou cauda, bolero ou alças removíveis. Esse traje já exige maior cuidado. Não são todos os modelos que apresentam tal opção. Conte sempre com a orientação de um profissional para que algo que era pra ser lindo e prático não vire feio e desajeitado. E lembre-se: modelos muito curtos pedem um shortinhos embaixo para evitar constrangimentos e harmonize o calçado também com o segundo vestido.
Mas, como tudo na vida, temos que pontuar as desvantagens na opção do segundo vestido. O segundo vestido pode não ser tão glamoroso quanto o primeiro e, fazendo a troca, você terá menos fotos com o vestido principal, não aproveitará tanto o modelito mais “diva”. Você terá um gasto adicional, por isso nosso primeiro artigo do ano está tentando te ajudar no quesito dica e economia. Outra dica mais em conta é fazer uma pesquisa em sites americanos e chineses, verifique as referências para não entrar numa fria. Outra desvantagem é que você pode acabar perdendo um pouco do destaque noiva e se misturar mais entre os convidados. Para as noivas discretas que não querem chamar a atenção, pode ser uma vantagem (tudo depende do ponto de vista, rs). Para as tradicionais, pode perder um pouco da emoção do ritual da noite de núpcias. Há ainda quem diga que fica com cara de festa de debutante. A Cerimonialista que aqui escreve já não concorda, já que o contexto de 2 vestidos para a debutante, historicamente não era com objetivo de conforto ou glamour, mas sim para marcar a passagem da menina (que recepcionava os convidados com um vestido infantil) para a mulher (que era apresentada a sociedade como adulta capaz de usar jóias e vestidos mais trabalhados), contexto totalmente diferente do segundo vestido de noiva.
Usando um, dois ou mais vestidos o importante é estar feliz com a sua decisão e trajes! O objetivo é que você se sinta linda e bem no seu grande dia, independente da sua escolha, a final, quem veste um lindo sorriso ou a felicidade de um dia com momentos maravilhosos divididos com pessoas que amamos, já estará no mais alto nível de elegância! 😉