A grande maioria dos casais concorda: elaborar a lista de convidados é a parte mais difícil do casamento. Se vocês resolveram dar uma festa de casamento, surgirão dúvidas sobre quem convidar e quem cortar. Existem algumas dicas que podem facilitar esse processo e vamos dividi-las com vocês:
1º passo
Ignore tudo. Orçamento, tipo de festa, local, tudo. Esqueça todos os limites. Os noivos devem começar a elaborar uma lista com todas as pessoas que queiram em seu casamento. Cada um deve elaborar uma lista individual, pois assim será mais difícil esquecer alguém. Para facilitar, dividam em categorias como família, amigos do trabalho, amigos da igreja, amigos da família e outros que acharem necessário.
2º passo
Terminada a lista de cada um, verifiquem juntos para garantir que ninguém foi esquecido. Se lembrarem de mais alguém, adicione em apenas uma das listas. Certifiquem-se ainda de que amigos em comum não estejam repetidos em ambas as listas.
3º passo
Esse é opcional, mas recomendamos que façam. Conversem com os pais dos noivos para saber quem eles gostariam de convidar, alertando que essa lista ainda poderá ser reduzida. Para os pais esse também é um momento importante e eles querem dividi-lo com seus amigos. Anotem esses nomes na lista de vocês, os dos pais da noiva na lista da noiva e os dos pais do noivo na lista do noivo.
4º passo
Agora sim pensaremos nos limites da festa. Anotem em outra folha os limites que acabarão por modificar a lista: Orçamento, tipo de festa (íntima ou grandiosa), capacidade do espaço contratado. Depois, nesta mesma lista, anote algumas perguntas que devem ser feitas para repensar sua lista e as respostas logo em frente:
- Convidaremos pessoas que não fazem parte ativamente de nossas vidas?
- Convidaremos parentes que não falamos há muito tempo?
- Convidaremos namorados (as) de amigos (as) e parentes?
- Convidaremos colegas de trabalho?
- Convidaremos vizinhos?
- Convidaremos amigos de antigamente?
5º passo
Hora de montar a lista principal. Com as duas listas ao seu lado e a lista de limites, comece a escrever os nomes que passarem pelo filtro para uma lista que será a principal. Os que não passarem, reserve. Aqui ainda é interessante separar por categoria, mas agora diferenciando de que lado eles vem: Família da noiva, família do noivo, amigos da noiva, amigos do noivo e assim por diante. Especifique também quantos são adultos e quantos são crianças, pois é comum crianças terem um valor diferenciado no preço do cardápio de acordo com a idade.
Dica: Por experiência, calcula-se que de 10% a 15% dos convidados não comparecem. Por isso já convide a mais. Se seu limite for 100 convidados, convide 115, para que no dia você tenha os 100 esperados. Caso ultrapasse, é melhor pagar um pouquinho a mais depois do evento do que pagar por 100 convidados e só comparecerem 85. Lembre-se de pedir ao salão que monte o número de mesas de acordo com o número de convidados de fato, neste caso 115, e não de acordo com o esperado que é 100.
6º passo
Os nomes que não foram para a lista principal e que ainda são uma opção para convidar devem ser anotados numa lista secundária. Esta lista servirá no caso de alguém confirmar que não poderá participar, daí é só substituir por alguém da lista secundária. Pode parecer meio frio tratar a lista de convidados dessa forma, mas é preciso ser calculista para não fugir dos seus limites. Esse é um passo opcional, mas não lhe custará nada fazê-lo.
7º passo
Feita a lista principal, é hora de conferir se todos os limites foram respeitados. Foram? Perfeito! Não foram? Conversem novamente sobre cada convidado lembrando-se de obedecer às respostas das perguntas que vocês mesmos fizeram.
8º passo
Faça a conta de quantos convites serão necessários, marcando na lista as pessoas que estão inclusas num mesmo convite. Por exemplo: Pai da noiva e mãe da noiva (sendo casados) recebem o mesmo convite.
9º passo
Finalizada a lista, agora confirme três itens muito importantes: Nome completo de cada convidado (para escrever no convite e poder enviar um agradecimento depois), Endereço completo (é educado entregar os convites em mãos, por isso o endereço é importante), um contato (é sempre bom ter uma forma de contato para alguma eventualidade e também para o caso de uma confirmação de presença ativa).
10º passo
Convites prontos, lista ok. Agora é só se preparar para visitar seus convidados e entregar o convite. O ideal é que isso seja feito da seguinte forma: Três meses antes se entrega os convites para padrinhos, pais e pessoas que provem de outras cidades, pois enviados pelo correio pode demorar um pouco para chegar. Até um mês antes do evento todos os convites devem estar entregues, para que haja um tempo hábil para a realização da confirmação de presenças e, para que 15 dias que antecedem o evento vocês tenham o número aproximado de pessoas confirmadas para repassar para o Buffet, que geralmente precisa dessa informação até 10 dias anteriores ao evento.
Cada casal tem um sonho sobre seu casamento e um planejamento. Insira essas dicas em sua realidade e vocês terão bem menos preocupações com a lista de convidados. Vale a pena dar toda essa atenção à lista, pois elaborá-la é a parte mais difícil do casamento, mas isso porque os convidados são a parte mais importante desse momento, é com eles que vocês dividiram suas alegrias do grande dia.